quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Somos o país do politicamente correto. Infelizmente!

Existem setores da sociedade que carecem de uma representatividade específica e por isso mesmo precisam de algum tipo de proteção. Pessoas de raça negra e homossexuais por exemplo eram estigmatizadas pelos termos negro e bicha, respectivamente. Em pró de garantirem sua integridade moral principalmente, tiveram sua denominação salvo-guardado, como meio de diminuir essa violência moral, por termos ditos politicamente corretos como afrodescendentes e homossexuais. Justamente nessa situação vemos o emprego do politicamente correto para resguardar direitos de parcelas da população que durante anos sofreram com a discriminação. Não que isso vá mudar muita coisa na prática, mas neste caso tentou-se corrigir de forma legítima uma condição muitas vezes vexatória a que sofriam alguns membros da diversidade da sociedade, e não menos importantes, formadores da colcha de retalhos que integram o processo democrático.

Pois bem. Aí alguém de caráter duvidoso começou a usar esse importante instrumento de preservação em benefício de alguns que não precisam ser preservados de jeito nenhum. E pronto: a mediocridade se escondeu atrás do politicamente correto. Luiz Felipe Pondé em seu Guia Politicamente Incorreto da Filosofia já defendeu essa teoria de que o Politicamente Correto esta refém do atraso, da ironia, da corrupção e fraqueza de espírito. É quase como a cultura muçulmana escravizada pelo fundamentalismo islâmico. Se Deus é vida, como conceber que se morra por Ele?

É claro que o termo se faz necessário e precisa se legitimar com força. Quando as reações politicamente corretas sobre as declar
ações infelizes do humorista Rafael Bastos  a respeito da gravidez da cantora Vanessa Camargo ecoaram nas mídias sociais e ganharam repercussão na mídia buscava-se aí a preservação de uma condição moral politicamente correta dentro da nossa cultura que era a gravidez da moça independentemente se era ela uma celebridade ou não. O problema é que o Politicamente Correto usado de forma errada nos leva a superficialidade de questões muito importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade tão carente de sobriedade e identidade.

A muitos anos atrás quando participei de um grupo de jovens de uma ONG em que em dado momento decidimos fazer um seminário a respeito das ações daquela ONG, percebi que uma das grandes dificuldades de se entender o porquê de caminhos errados que a organização enfrentava era o fato das pessoas não desejarem assumir as responsabilidades de seus atos principalmente pela falta de enfrentamento originado pelo Politicamente Correto (PC) . Por culpa do PC as questões foram abordadas com superficialidade e o que era pra gerar um documento sério virou mais um manual de como fazer mais festas e angariar fundos.

Hoje vejo fatos de suma importância acontecendo em nossa sociedade mas sem a abordagem devida em decorrência do maldito PC.

A corrupção dos políticos e a representatividade dos que os elegem; a questão da dependência financeira geradas pelas bolsas de ajuda do governo a população carente; a revolta da classe médica brasileira com o programa Mais Médicos; a máquina do Estado a serviço do sumiço do Amarildo e o descaso com o sumiço de tantas outras pessoas são alguns temas que o PC nos faz desviar de uma abordagem mais profunda e substancial que pretendo possamos conversar aqui mais abertamente e com mais propriedade de forma mais sincera. Conto com vocês!

4 comentários:

  1. Seu tema é de suma importância por tudo o que estamos vivenciando nesse "país de porras loucas"!!
    O exemplo do que você fala é tão imperativo, haja visto que a grande maioria nem sequer cogita discutir temas de tamanha relevância.
    Preferem ficar na superficialidade expondo seus "modus pensanti" e suas vidas banais!!!

    Adorei seu texto!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu bom amigo,

    Confesso que questões políticas me incomodam muito. Apesar de ter uma graduação em História em uma faculdade "famosa" pelo ativismo político eu chego a ter quase uma aversão quando o assunto é o chamado direito grupal....de onde se origina essa pérola conceitual chamada Politicamente Correto!
    Acredito que os movimentos grupais quase sempre escondem um interesse particular de poucos que sabem contagiar e captar ideologicamente o interesse de um grupo tornando-o massa de manobra!
    O Politicamente Correto hoje não está, ao meu ver, associado a uma questão ética que visa proteger e engrandecer o melhor que o ser humano poder oferecer em uma vida em sociedade.
    Ainda continuo acreditando no velho "combate" corpo a corpo. A ação pequena não visando o grupo, mas o indivíduo, a pessoa ao seu lado, a tentativa de sensibilizar o outro para questões da ética que deveria estar por trás do PC, mas não está.
    Essa ética , creio, só funcionará em um processo de contaminação de um indivíduo pelo outro, pela observação e pela prática até o ponto que o "contágio" se torne uma "epidemia" ética onde não existirá mais a necessidade de se definir o PC pela simples razão de o CORRETO será o que se pratica naturalmente em bases diárias. Esse contágio dificilmente ocorrerá quando o PC for imposto como uma ideologia partindo de um grupo quase sempre manipulador .
    ( quase sempre ideologias carecem de prática e consequentemente são utópicas e usadas como forma de manejo da grande massa )

    Estamos carentes por demais de espírito de coletividade porque estamos na grande era do individualismo. Um grupo é formado por indivíduos e se esses indivíduos não estiverem em sintonia com quem estiver mais próximo de si, dificilmente teremos um grupo e sim um aglomerado de vontades e desejos individuais "mascarados" de compaixão.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. eu não arredo pé de votar em gente com ética, não arredo pé de ter esperança, não arredo pé de ser otimista, e luto ,luto mesmo, para tentar ser menos poli"titica"mente correto! Abs queridão! Agora que vc está com novas "peças" as coisas vão andar melhor não vão? beijão!

    ResponderExcluir
  4. Imensamente feliz com as boas notícias dadas pelo HHP!
    bjs

    ResponderExcluir