sexta-feira, 11 de julho de 2014

7x1 e NADA presta!


Como tem gente infeliz nesse mundo brasilis de meu Deus. Foi só a seleção levar um vareio em plena Copa em casa que achou motivo até pra reclamar dos fogos que estavam soltando. Diz que vai torcer pra Argentina pois devido aos problemas do Brasil não devemos ser Hexa pois isso aliena o povo. Tá,mas seja inteligente e faça outra comparação. Torça pra Alemanha que além de futebol tem todo o resto que não temos. Inclusive um povo letrado e legitimamente patriota em que o futebol faz parte da nação e não é a nação. Conhece o que da Argentina: o Batel deles que é a Ricoletta em Buenos Aires? A estação de esqui de Bariloche? Tão pedindo moratória pela enésima vez.
Vá aprender história e compare o destino político do país nos anos de Copa. O que é que tem a ver? Copa do Mundo não muda eleição no Brasil. Causa uma guerrinha só.
Saúde e educação? 64 anos da última Copa e nunca foi investido. Por que vc acha que essa Copa é a culpada? O Lula trouxe a Copa mas todo mundo de todos os partidos queriam ser sede. Até a Marina Silva queria estádio no Acre!
Ah, vc acha que a Copa foi um fracasso porque vc não descolou uns trocos a mais. Copa não é pra enriquecer o padeiro da esquina em 15 dias. Legado é se vão asfaltar a sua rua ou a rua do vizinho atrás de vc? Mas se tiver bloqueio no dia de jogo aí tudo já vira uma merda só, não é verdade? Maldita Copa.
Eu adoro Copa. Sempre gostei. Desde molequinho. E me divirto um monte nesses dias de Copa. Fico até triste o dia que não tem jogo. E sabe por que eu gosto e curto bastante? Porque eu sei que essa festa não vai mudar a minha vida em nada. A Copa não é a responsável por nenhuma mazela que eu passe. A responsabilidade de eu ter ou não saúde e educação é minha, das minhas escolhas, das minhas lutas. De eu dar um troco certo; de ser gentil com um estranho; de estacionar em vaga certa e de escolher um bom candidato que não asfalte só a minha rua, mas também a rua de quem mora do outro lado da cidade e que pra isso não custe o mesmo que asfaltar a cidade inteira.

Uma derrota de 7x1 não vai trazer o metrô de Tóquio, nem a saúde da Suécia, nem a economia da Alemanha nem os Nobel dos EUA muito menos a educação coreana. Vamos nós ter que buscar isso com ou sem Copa ou Olimpíada ou os caralho a quatro. Vamos parar de só colocar a culpa em tudo e todos. A gente faz parte do todo.

Ria mas sem esquecer os motivos certos que nos trouxeram até aqui. Isso é maturidade.

Ser feliz é o desejo de todos mas quase ninguém sabe que ser feliz exige grande responsabilidade. E responsabilidade é algo que muitos tem medo.

Se não é a Copa é o carnaval, se não, é a obra que nunca termina e assim vai. Alemanha tem Oktober todo ano e bebem muito mais cerveja que a gente. E daí? De reclamação de ocasião já bastam os políticos que precisamos eliminar. Relaxa aí, solta os rojões com o vizinho porque não dá pra guardar até 2018. E foca no foco e deixa a Copa terminar em paz. Falou? Tamo junto irmão. Abraço. E dá-lhe Alemanha domingo.

Um comentário:

  1. Este meu amigo é tão lucido que devia ser candidato a algo! Parabens pelo texto! beijo

    ResponderExcluir