quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Copa que não veio para Curitiba


 Bem amigos futebolísticos de Copa, falamos ao vivo da Arena da Baixada em Curitiba, onde gastou-se mais que o dobro do orçamento inicial para sediar uma amostra grátis de Copa do Mundo que acabou bem cara.

Quando o Brasil foi nomeado para sediar esta Copa a FIFA exigia oito sedes. Nosso querido comitê local bateu o pé em doze sob o pretexto de integrar o país mostrando ao mundo todas as regiões brasileiras. Pra quê? Claro, quanto mais sedes, mais gastança e mais uns por fora. Daí claro que os absurdos só aumentaram. Como alto gasto e o excessivo número de sedes no mínimo você já de cara tem a saber que cada sede será menos rentável em função do reduzido número de jogos por sede. Mais sedes, menos jogos por sede.

Vamos analisar a coisa só pela parte prática esportiva, pois sabe-se dos interesses comerciais e políticos. Os piores elefantes brancos serão Cuiabá e Manaus. Pessoal, os estados dessas duas capitais não tem times nem na segunda divisão nacional. O que farão com esses estádios depois da Copa? A FIFA vai levar junto quando for embora? Vão pagar pra times nacionais jogarem lá? Cada cidade sediará 4 jogos da primeira fase.

Fortaleza e Natal tem times na segunda divisão mas não justifica estádios padrão FIFA. Fortaleza ainda sediará um jogo das oitavas e um das quartas de final. Aliás, por que 4 sedes no Nordeste?  Reduto petista? Ah, entendi.

Brasília também não tem times na 1a nem 2a divisão do nacional. Mas é a capital federal. Que seja.

Então com jogos apenas na primeira fase temos Manaus, Natal, Cuiabá e Curitiba. CURITIBA? A cidade que quase não teve Copa por mal conseguir aprontar o estádio que diziam estar meio pronto acabou com uma meia Copa. Preterida pelo comitê local e pela FIFA a capital paranaense que tem dois clubes na primeira divisão (Atlético PR e Coritiba que já foram campeões nacionais) e é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil (não é nenhum primeiro mundo, mas ...) acabou também com apenas 4 jogos. Só que com os mais sem-vergonha.

Manaus tem Inglaterra e Itália e terá Portugal e EUA. Natal terá Uruguai e Itália. Cuiabá também não teve muita sorte mas teve um ótimo Chile e Austrália na primeira rodada. Curitiba teve o jogo mais terrível da primeira rodada entre Irã e Nigéria. Jogo muito ruim onde nem gol saiu. A Arena da Baixada ainda terá Honduras e Equador que perderam o jogo de estreia que tem no grupo Suíça e França. E tem dois jogos da terceira rodada que geralmente é jogo de eliminados ou desesperados. Grande decepção quem poderia salvar a Copa na capital dos pinheirais é a atual campeã a Espanha que vai cumprir tabela no jogo dos eliminados com Austrália na próxima segunda 23/06.  E encerrando a participação curitibana na Copa dia 26 teremos Argélia que perdeu da Bélgica de virada e a Rússia que só empatou com os coreanos na primeira rodada. Espero que a qualidade e importância desse jogo salve a empolgação da Copa em Curitiba.

Copa é uma celebração de culturas. Participar de um jogo é uma emoção ímpar mais do que a qualidade técnica do jogo em si que ocorre no gramado. Se a força política do Paraná é pífia ou se a culpa foi da mão de privada que sorteou os grupos da Copa agora é tarde pra falar. Mas que fique registrado. Em reportagem recente a FIFA elegeu Curitiba junto com São Paulo as melhores sedes da Copa. Se vale como console, ontem assistindo a Rede Bandeirantes, Milton Neves falando dos jogos comentou: "Curitiba não merecia isso, tinha que ter jogos melhores".





4 comentários:

  1. Realmente tres jogos não justifica, nem por sonho, o gasto! Uma pena que esta copa virou este ralo de dinheiro e jogo politico. Mas acho que Australia e Espanha vai valer a pena, deve ser uma goleada nos espanhois! vai ficar na historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amistoso de despedida né. rsrs. Mas as sub-cidades-sedes Curitiba, Natal, Cuiaba e Manaus terão apenas 4 jogos cada. Da primeira fase. Enfim, agora foi.

      Excluir
  2. belo texto e argumentos. essa copa prometia muito mais. tanto que o tema que antes era o 'legado' que teríamos passou a ser 'a copa das copas no país do futebol', dado que muito do prometido não foi entregue e nada mudou. quem lucra sempre é a fifa.

    abraços,
    raileronline - 7 anos!

    ResponderExcluir
  3. Verdade...também fiquei com a sensação de vazio... acho que se preocuparam mais em mostrar nossas praias nordestinas e só!

    ResponderExcluir