segunda-feira, 2 de junho de 2014

Você mora no meu coração ... mas está a meses com aluguel atrasado!

Meu coração é um condomínio! Ouço essa frase frequentemente e mesmo eu já a usei algumas vezes. Tudo bem se você ama todo mundo e loteia seu coração colocando tanta gente pra dentro. É a cohab do amor e entendo que quem a gente gosta não poderia guardar em outro lugar mesmo. 

Mas como todo condomínio por vezes a gente tem problemas com algum inquilino. Afinal todo amor tem seus altos e baixos e na hora de reservar a churrasqueira ou pagar o condomínio tem gente que as vezes não colabora. Dependendo do condômino, pode botar "a predinho na chon".

Nos primeiros andares está a família. A base. Vira e mexe reforma no prédio, são a eles que acabamos pedindo opinião. Afinal eles também moram lá e sem previsão de mudança são os mais interessados em qualquer eventual reforma ou ampliação. Ou demolição. As vezes você passa semanas sem bater na porta deles mas são os que mais falam na reunião de condomínio. Dão pitaco em tudo. 

Nos outros andares estão os amigos. Na verdade eles estão mais no salão de festas. O movimento nestes andares de xícaras de açúcar, fatias de bolo e até de roupas é intenso. Quando se chama o elevador é num desses andares que ele estava parado. As vezes se passam semanas ser ver esses inquilinos também. Mas se rolar um vazamento (geralmente vindo da cobertura) eles aparecem do nada com lenços, bons conselhos, garrafas de vodka e até ingressos pro cinema para alguma comédia pastelão só pra te fazer rir. Os amigos que moram nesse prédio são os que você realmente pode contar.

Agora, a cobertura é um caso sério. Ampla, sempre bem decorada. Com vista pro mar. Devia ser ocupada por um parente ou um amigo especial. Mas é o amor de nossas vidas que geralmente colocamos lá.

Quando o inquilino que mora na cobertura cuida bem do imóvel o prédio funciona que é uma beleza. Nem elevador precisa de manutenção. Usa o playground com frequência e ajuda a organizar tudo depois. Até ajuda a lavar. Não atrasa o aluguel nem o condomínio. E vez ou outra tem festa que, se não incomoda os vizinhos, até os convida para participar. 

Mas quando o amor que mora lá não faz jus ao aluguel, o prédio desanda. As visitas aos andares de baixo começam a ser mais frequentes. Playground só de chegar perto pode pegar tétano, corroído pelo abandono. Não tem mais festa na cobertura. Começa a atrasar o aluguel e o condomínio. A falta de assistência leva ao caos: estoura o encanamento. A água sai pelos olhos. 

Você tenta protelar o inevitável; promete reforma, melhorar a entrada do prédio com paisagismo, comprar uns brinquedos novos para o playground. E o ocupante da cobertura atrasa mais um aluguel. E estoura outro cano. E mais outro. O pessoal que mora nos andares mais abaixo reclamam. Os dos primeiros andares, que lhe veem chegar e sair sempre cabisbaixo, dizem que precisa de um novo inquilino na cobertura. E quando não se pode fugir mais, dá-se a ordem de despejo. 

Nesse dia parece que explodiu a caixa d'água e o prédio nos próximos dias fica virado numa Cantareira seca. Logo os andares de baixo se ajeitam. Você faz até uma festa no playground. Mas precisa se preparar para a reforma na cobertura.

As vezes demora. Não pode ter pressa. Ali onde morava o amor que você achou que nunca ia precisar botar pra alugar de novo, a cada pincelada de tinta é um misto de lembranças boas e ruins. Deixe a tinta secar a seu tempo. Quebre uma parede se for preciso mas cuidado com os canos. Lembre os porquês dos vazamentos do último inquilino. Aprenda com o último morador e remende as rachaduras pro próximo inquilino não ir morar numa cobertura mal-assombrada. E quando terminar, não tenha pressa de alugar de novo. Curta VOCÊ a SUA reforma. Pior que um coração recém reformado é um mal cuidado.

E você: o atual inquilino tá dando conta ou está precisando de uma reforma?

3 comentários:

  1. BRAVO!!!!!
    (Levantei de pé e aplaudi depois de ler a última linha!)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rê, seu texto está uma belezura! adorei todas as analogias, inclusive a do playground enferrujado! Me diverti muito lendo e lendo mais uma vez! No caso dos Sagitarianos - que constroem coberturas duplex e ás vezes triplex para os hóspedes especiais (com direito a solarium e serviço de quarto vip), temos que tomar cuidado porque ás vezes nossa ansiedade nos faz alugar este espaço por qualquer valor, sem dar o valor devido - sem valorizar "entende"... e ás vezes o aluguel atrasa meses e temos a maior paciência! Meu inquilino atual é cheio de predicados, e tem dado manutenção constante no imóvel, fazendo reformas - por conta dele - que estão valorizando todo o edifício! Uma belezura! Mas, como você, vou ficar atento! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, a gente pode não chegar num acordo de onde pendurar aquele quadro. Mas desde que o parafuso não fure um cano está tudo bem. rs

      Excluir