sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Em um mundo que precisa de heróis


Quando nos anos 80, Paul Simon lançou seu famoso álbum Graceland, onde misturou ritmos africanos ás suas baladas o mundo passou a observar de forma mais íntima um problema que se arrastava por mais de 60 anos na África do Sul: o Aparthaid.

Quase como uma trindade divina, três elementos passaram a fazer parte da história do mundo: Aparthaid, África do Sul e Nelson Mandela. A política de segregação do país dava amplos direitos a uma minoria branca e relegava á segunda classe a ampla maioria negra. Acesso a quase tudo lhes era restritivo.

Enfim, recém entrando na adolescência desde cedo passei a conhecer a figura de um homem que mesmo preso a quase 30 anos inspirava toda uma nação a lutar por igualdade, direitos básicos, liberdade e reconhecimento. Esse cara devia ser um herói.


A África do Sul mudou. Mandela foi solto e se tornou presidente. Seus ideais se concretizaram e ele virou uma lenda viva que agora entra definitivamente pra história.

Ele nunca quis uma revanche e foi justamente isso que o tornou a celebridade que é. Construiu um país com a união de todos os seus cidadãos. Ainda existem muitos problemas mas a semente foi lançada.


Todos recebem com pesar a notícia de sua passagem mas é nessas horas que vemos a grandeza dos heróis. Sua memória, sua luta e sua história deverão inspirar gerações para que cada vez mais possamos desfrutar de uma humanidade como se deve: mais humana, justa e igualitária que respeite as diferenças de cada um buscando a construção de uma união de povos e formação do espírito humano mais digno.

3 comentários:

  1. Acho que o encantamento do herói não está somente nos seus atos, mas naquilo que ele acredita!E em tempos de pouca fé, acreditar realmente em algo é um milagre!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ser fiel ao que se acredita e nunca se deixar abater pelas dificuldades. Essa é uma grande virtude.

    ResponderExcluir
  3. mandela foi o cara! triste perda para o mundo. nas minhas postagens sobre a áfrica, falei dele. conhecer alguns lugares por onde ele passou e que fizeram história foi fantástico (veja os relatos no blog).

    ResponderExcluir