segunda-feira, 28 de março de 2016

Filosofando sob as águas ... do chuveiro!

 Ai, ai ... valeu né! Dia até que tranquilo, apesar da louça do almoço de domingo (aquelas travessas que grudam a gordura do assado são de matar). Ai vem a tarde, aquela morgada. Caçando alguma coisa que não seja um documentário, filme temático, reportagem de almoço familiar, novos manuscritos da Bíblia descobertos em algum mar, ou até transmissão ao vivo da ressurreição porque semana santa na TV é aquela coisa. Vai de Ben-Hur à biografia do Papa Chico (estava passando no NatGeo).

Aí você vai lá. Cansado, com aquela sensação de defumação de churrasqueira, decide fazer a cerimônia da purificação: vai tomar um banho. 

E é nesse exato momento que a reencarnação de Platão começa a brotar de dentro de você. 

Você tira a camisa e já percebe que se o banheiro pegar fogo você vai ficar pururuca com aquela gordura que escorre pelos poros. Cheiradinha básica no suvaco. Outra na camisa: é cesto pra lavar. Bermudão ...bermuda é engraçado, parece que suja menos (claro que depende do que fez naquele dia, se caiu cerveja e tal) - aí já começa o pensamento do que vai fazer no dia seguinte. separa a bermuda de lado e lembra que precisa separar os exames pra consulta, mas que você ainda não tirou aí depois do banho vai entrar no site do laboratório mas acha que o protocolo ficou no bolso da calça que não lembra se pendurou no cabideiro de roupas que ainda pode usar ou guardou no guarda roupa mas pode estar também na carteira que estava na ... desse modelo que a coisa vai acontecendo. 

Tira a cueca e dá aquela massageada no colega como quem diz "aí garotão, tá livre" (não sei como as meninas fazem isso ou se fazem. A gente faz.). Cheiradinha de relance na zorba e ... só vai pro cesto porque não pode ir pro lixo ... e lembra que final de semana que vem tem aniversário de alguém e precisa confirmar presença e ainda tem que falar com a ... Ana (Ana vai?) que sabe mais o que a pessoa gosta pra sugestão de "lembrancinha" (crise né gente). Não sei o que cheirar a cueca tem a ver com a lembrança de aniversário na semana mas a coisa funciona assim. Você faz uma coisa e aquele pensamento vem que nem Sócrates explica.

Abre o chuveiro e espera esquentar. Pensar que tem gente que nem água pra beber tem. E os filósofos sofistas descendo água abaixo. Porra, aquele comentário do João no seu post do Facebook que falava mau do Lula (...), devia ter mencionado que ele devia estudar história mas revolução Russa e os relatos dos exilados siberianos. Ou talvez a revolução Maoista e os 50 milhões de chineses mortos de fome. Cuba, Vietnã e Mianmar ia dar muito trabalho e o post ia ficar muito longo.

Hora do shampoo. Desta vez não vai ler o rótulo e suas mil nomenclaturas químicas. Lembra do lauril-éter e acha q as letras são muito pequenininhas. Pensa em ligar no 0800 da Unilever e reclamar. E se a sua avó precisa ler a fórmula do shampoo? Tadinha. Lembra que tem que ligar pra ela.

Pega o sabonete. Espuma é vida. Algumas partes ficam até divertidas com tanta espuma e acha engraçado (Papai Noeeeeeell). Aí o sabonete escorrega e ... lembra daquela pessoa. Aquela. Puxa, onde andará (escorregar sabonete e lembrar de alguém é básico). Caiu o Dove, pensou no (a) ... fulano (a). Onde andará? Faz tempo que não se falam. Aquela vez foi tão legal. Podia ter dito outra coisa. Mas será que foi o que disse? Papai Noel até acorda. Platão batendo. 

Deixa a água cair, deixa o chuveiro molhar. Fica até meio cético se aquele sabão todo vai passar pelo ralo. Bate um Pitágoras pra saber se os buracos do ralo vão dar conta. Já sabe como resolver o problema de logística do cliente. Eureka. Vai ali triangular a entrega com dois fornecedores. Por que até hoje não inventaram um bloco de anotações á prova d'água pro banheiro? Enfim. escovar os dentes.

Esqueceu a escova na pia. Sai todo trabalhado no Hipócrates fazendo aquela molhaceira no pé por pé como se fosse acordar alguém ou molhar menos o piso. Se escorregar capaz de precisar de médico. Volta correndinho. Receitas pro próximo encontro dos amigos que cozinham. Repete, melhora ou tenta outra? Melhor levar bebidas a mais e não cozinhar da próxima. Isso, vai levar uma sidra espanhola que assistiu num programa de viagens. Ficou no Face e quase queimou o doce da última vez. Enxágua a boca. Pasta cai no peito e dá um "geladinho". Eia babão. Tse, tse, tse.

Pega o sabonete pra dar mais uma deslizada pelo corpitcho. Aquela curtida vai. Se acaricia aqui, acaricia acolá. Aquela voz de Aristóteles no fundo mandando fechar a torneira. Mas você ali, de boa. Até que vem o pensamento de que, não era para você estar tomando banho sozinho. Onde andará aquela outra pessoa?

Aí fudeu. Aí vem Freud, Shakespeare, Sêneca e os cambau pra não te deixar comer o sabonete. Dá uma coisa na gente né? E seu amigo (da onça) disse que encontrou esses tempos atrás em um restaurante.. E você lembra que era bom quando estavam juntos, mas também lembra porque acabou, e quer mais que esteja bem mas morra lentamente.

Termina de se enxaguar, desliga a torneira e vai logo pulando pra fora pegando a toalha. Se enxuga mas não evita o sorrisinho cínico de lado. Sorriso que logo vai embora quando vê a molhaceira da hora que saiu pra pegar a escova de dentes. Enxuga com a toalha mesmo. Pendura. Se veste. É um novo ser humano completo, decidido e determinado. Essa semana tudo será resolvido prontamente. Vai para a sala ver TV. Time perdeu, reportagem policial, o ultimo BBB expulso, mais alguém foi pego roubando no congresso e a caça predatória ás lêmures albinas mancas da Slobrovenia do Leste.

Ai que mundo! Como viver assim? O que é que eu vou fazer? E os filósofos ficaram ralo abaixo.

Até o próximo banho.

2 comentários:

  1. Faltou o principal.....A lógica perfeita do discurso Socrático.....Esse ficou com você no banho e após! Pena que ele não ajuda a dar "aquela" ensaboada nas costas! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Bom, estou me sentindo um "mané"... eu só tomo banho mesmo! rsrsr nem a parte erótica do 'ensaboar e pensar em alguem" eu tenho... deve ser porque meu banho leva cinco minutos e este ai, com todas estas companhias deve ter levado uns 45 minutos!
    se vc me disser que todo banho de sagitariano tem que ser assim eu vou ter que pedir descredenciamento da irmandade!

    ResponderExcluir