quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A muito tempo atrás numa galáxia muito, muito distante ...


Era um mês qualquer do ido ano de 1983. Alguns ainda lembravam da derrota pra Itália sofrida pelo Brasil na Copa de 82 e eu passava férias com minha família na cidade de São Paulo. A beira de completar, ou recém completado meu décimo aniversário, lembro que saí com meu pai para passear e acabamos indo ao cinema. Provavelmente um desses cinemas de rua que hoje nem existem mais. Mas lembro que era perto da República. Lembro que sempre quando ia com meu pai ao cinema era para ver algum filme dos Trapalhões (Os Saltimbancos é meu favorito, com trilha de Chico Buarque e Lucinha Lins no elenco)  Mas naquele dia não. Sabendo de meu gosto por ficção, naquele dia ele me levou pra assistir um filminho bem "mais ou menos"(é deboche rs): Star Wars O Retorno de Jedi.

Cerca de duas horas sem piscar. Catapultado para um mundo (um universo) de criaturas fantásticas e naves de batalha extraordinárias num luta intergaláctica entre o bem e o mal. E aquele sapão bandido chefe daquela gangue (Jabha,o Huth); o Han Solo congelado em carbonite; a música quando aparecia o cara de preto falando do respiradouro, Mas o cara com o sabre de luz dando aqueles saltos ... tinha acabado de ganhar um novo herói. Tinha acabado de ser contaminado por George Lukas.

Com o tempo descobri que haviam outros 2 filmes. O Império contra-Ataca acho que vi na TV Manchete algum tempo depois. Na pré-era do video-cassete os filmes demoravam muito pra passar no Super-Cine na Globo. Tele Quente só viria a ser lançado em 1988. É pessoal,não dava pra fazer download que nem hoje em dia. 

A métrica de Star Wars segue a velha fórmula do capa e espada com uma pitada meio que Edipiana: Luke,i m your father.  Uma fórmula que deu tão certo que passados mais de 30 anos que aquele menino entrou no cinema, e seis filmes depois, vem aí o sétimo filme da franquia prestes a bater muitos records. O Despertar da Força que estréia amanhã, 17/12/15 com estréia mundial só de pré-venda nos EUA faturou U$50 milhôes. No Brasil estimasse que cerca de 4 milhões de espectadores vejam o filme até final do mês.

A história que fascina multidões a mais de 30 anos criou uma cultura pop toda sua. Produtos são licenciados aos milhares e os fãs são conquistados geração a geração. Somos todos aventureiros vindos de planetas como Coruscant, Tatooyne, Alderan (que virou cinturão de asteróides), Kashyyk, Hoth... Somos Jedis mestres no manejo de sabres de luz que ano após ano engrossam uma legião de fãs de todas as idades em encontros específicos de aficcionados. E não tem jeito; se você mostrar um filme a um jovem que ainda não conhece a saga há uma enorme chance dele querer ver todos os filmes pelo menos. Batata. E Stas Wars é tão inusitado que o bandido é o personagem mais adorado. O verdadeiro anti-herói Darth Vader. Consagrado e cultuado. E imortalizado.

"Pra ninguém fácil está"
Na tentativa de criar um universo o mais verossímel possível a saga cinematográfica se espalha por outras mídias e ferramentas. A história é completada por séries, quadrinhos, livros e até games. 
Aquele garoto de mais de 30 anos atrás está preparado para fazer mais uma viagem na Falcon Mileniun. E quantas outras forem possíveis. Deixemos nossa realidade e adentremos em outra. "Atrasado chegar, você não pode". Liberte-se de si mesmo expandindo mais seu mundo. Não tema. E que a Força esteja com você.





2 comentários:

  1. eu adorei! ontem assisti pela segunda vez! aproveitando... um feliz 2016! cheio de amor saude e sucesso! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que não me empolgou muito? Acho que tenho q ver de novo.
      Ontem vi Pegando Fogo, achei legal.

      Excluir