segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Preferido da Mamãe

Mães deste mundo de meu Deus, feliz dia pra vocês mas não se iludam: esse texto não é pra vocês mas é sobre vocês. Em partes.

Irmãos e irmãs uni-vos. E espero que o tenham muito bem feito em pró da mulher que os gerou. Mesmo que na verdade lhe pareça que ela gosta mais do seu irmão/irmã do que de você. Afinal ela vai morrer dizendo que gosta de todos os filhos da mesma forma e não há panela de arroz nova ou uma carteira da Lous Vutton que vai faze-la dizer algo diferente. Mãe é mãe.

Mas por quê para nós, filhos renegados ao amor limitado pela ligação urgente do outro irmão que achamos um folgado, nos parece uma história mal contada? Por que ele e não eu?

Já vi essa duvida ser levantada entre amigos e até pela minha irmã. Minha mãe mesmo em relação ás minhas tias se perguntava sobre isso.

Minha mãe casou, constituiu família, criou dois filhos, se estabilizou mesmo após o divórcio e seguiu a vida procurando ser agora a melhor avó do mundo. Passional que só ela. Mamãe é demais. Minhas tias tiveram relacionamentos estáveis até mas não duradouros. Uma delas lutou por anos com uma doença crônica que acabou a vencendo vai fazer 20 anos. A outra criou uma filha sozinha, com suas dificuldades e mesmo hoje que deveria estar mais tranquila continua trabalhando. Minha avó, que nos deixou a 3 anos sempre esteve mais presente na vida de minhas tias e que gerava certos incomodos sentimentais para minha mãe. "Por que mais elas do que eu?"

Minha irmã sempre foi mais descolada. Saiu de casa uma época pra morar em outro lugar. Tirou carteira de motorista logo que fez 18 anos - só tirei a minha com 35. Conheceu o marido. Constituiu família. Me deu a sobrinha mais linda do mundo (nem sou tio babão), e esta se preparando pra me dar um sobrinho. Ajudou o marido a construir uma vida estável e com certo conforto. Tá feita.  Eu tive um relacionamento estável de quase 10 anos mas que terminou em 2010. Não tive sorte em alguns empregos mas atualmente estou bem empregado. Obrigado. Moro num sobrado, nos fundos da casa de minha mãe. Mas enfrentei uma doença crônica desde quando nasci praticamente, a qual no último ano antes do transplante feito em outubro passado, por várias vezes escreveu o meu The End . Minha mãe que mudou esse final várias vezes. Ainda estou em recuperação com alguns incomodos de mobilidade devido aos remédios que estou tomando. 

Este não é o texto de defesa dos favorecidos nem um contra-ataque aos que se dizem injustiçados. É um texto pelo amor de mãe. Amor que é igual á todos os filhos (e você filho único reclamando hein) mas que fará correr sempre por aquele que mais precisar. Esse é o amor de mãe, que não pode se dividir em duas mas que terá sempre o pensamento em todos os seus. Acredito que elas realmente não tem um preferido. Mas sua atenção estará com aquele que mais precisar dela. Minha mãe mesmo deu essa resposta e entendeu seu próprio questionamento sobre a mãe dela e minhas tias. Quando minha avó padecia seus últimos dias devido ao câncer, minha mãe se fez tão presente quanto podia. Naquele momento ela era a filha que podia mais.

Aos filhos supostamente injustiçados, saibam que vocês são o orgulho de suas mães. A alegria delas de faze-los fortes e independentes. De que com vocês o trabalho dela de educar deu mais resultados. Mas não se desiludam. Assim como minha mãe sai correndo e esquece todos os entreveros quando minha irmã precisa, a de vocês também estará com vocês se no terceiro dia a gripe de vocês não passar. Mãe é mãe e definir seu amor por vezes é tarefa fútil. 

Agora vai lá. Pare de encrencar com o coitadinho do seu irmão. Senão eu vou contar tudo pra mamãe. Manhêêêêêêêêê ... 




2 comentários:

  1. Belissima homenagem meu caro!
    Viajei nas suas histórias e com vontade de conhecer sua mama!!!
    Aliás sou bem carentão de mãe, de pai e também de irmãos...rsrsrsrs
    Vai entender né?
    Coisas da vida... curti seu texto!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gera, chega mais que tem café, bolo de mexerica e um dengo de mãe pros amigos tb. Minha mãe é uma figura tão grande qto ela mesma. Obrigado e forte abraço.

      Excluir