sábado, 3 de maio de 2014

Para aonde ir?

Livros de auto-ajuda são maravilhosos. Estão cheios de conselhos e dicas milaborantes de fazermos coisas que nunca conseguiremos. Por isso vendem tanto e inundam o facebook. Um saco.

Parece mesmo que há coisas na vida que não poderemos mudar.  Coisas diretamente relacionadas a nossa essência. Agente até tenta se adaptar mas no fundo apenas continua fazendo as mesmas coisas de forma diferente.

Mudar diante de uma desilusão. Será? Se a vida é um eterno aprendizado, pense comigo; que droga fazer provas todos os dias até o fim da vida. Mas isso é viver e a gente se conforma sem pensar muito a respeito. No fim, é melhor assim.

Momentos marcantes são como divisores de água: paramos e pensamos no que faremos daquele momento em diante sem ter muita certeza de nada. "A partir de agora tudo será diferente". E lá vamos nós começar a fazer tudo de novo. É mais forte que a gente. 

A alguns anos ao final de meu "casamento" tinha muito claro comigo algumas coisas que tinha certeza que queria de novo. Vivências que queria repetir caso encontrasse um novo amor. Mas principalmente tinha certeza de coisas que eu não queria. Por isso até que, quando foi embora e mesmo eu ainda amando muito, apesar de magoado com o rumo das coisas, não pedi outra chance para nós, não pedi para que ficasse. Sabia que estava diante de alguém que não poderia mais me fazer feliz . Fiz um bom negócio: desapeguei.

Claro que você não deleta uma história de vida e manda rodar outro programa a prova de amores errados de uma hora pra outra. Nada que uma ou outra noite de lágrimas ao telefone com um amigo não ajudasse a suplantar.

O tempo passa, as mensagens de auto-ajuda se renovam e um belo dia você conhece alguém e: voi alá. Sem o anti-virus rodando direito você se vê novamente passional da paixão. Acho até que paixão e passional derivam da mesma palavra latina. Já que paixão em espanhol é passion, deve ter tudo a ver. 

Você se encanta por, sei lá, uma tatuagem de dragão nas costas que te chama a atenção; um sorriso forçado que pra você parece o sol radiando o dia; um olhar meio pidão que na verdade não era pra você e sim pro sanduba que você estava comendo; ou até os pelinhos que saltam ao peito no ultimo botão aberto da camisa dele. Safadzinho. É paixão e todas as mensagens de auto-ajuda travam no seu HD do coração e você não consegue recuperar nenhuma. Fudeu. Passional de novo. Idas e vindas a coisa acontece. Beleza. Mas geralmente tem mais chance de não acontecer e lá vem os velhos questionamentos. Por que Deus?

Paixões nos levam por caminhos perigosos as vezes e voltar nos expõe a perigos que deixam marcar profundas sem saber que marcas profundas já se materializaram em  nosso coração. Então já que a cicatriz ficou, melhor continuar a aprender. A viver.

Não sei ao certo pra onde ir mas sei que preciso ir. Talvez o caminho da paixão não seja meu melhor caminho face ás marcas acumuladas e as lembranças que trazem. Hoje percebi que tenho velhos fantasmas ainda me acompanhando. Alguns não dá pra simplesmente conviver. É preciso respeitar o que se viveu. 

Após ter passado por uma experiência bastante ímpar no que se refere a minha saúde e estar conseguindo passar por isso de forma tão altiva talvez a resposta que preciso dar ao coração é a mesma que dei a saúde. Difícil. São duas coisas muito diferentes. 

Para tudo na vida é preciso saber para aonde ir. Aonde como sinônimo de movimento. Mesmo sem saber ao certo a direção ficar parado é pior. Sigamos em frente. A gente sempre faz isso. Um dia nos superamos e colocamos o pé na estrada. É assim para tudo não é? 


Na bagagem  as experiências de vida, a vontade de chegar em algum lugar, um kit de primeiros socorros emocionais e quem sabe, um livrinho de auto-ajuda.

2 comentários:

  1. Homem Gentile,

    Muitas vezes perguntamos: o que está errado conosco...?
    Para algumas poucas, pouquíssimas pessoas, como você, o certo seria perguntar: o que está errado com o mundo?
    Para aqueles que amam a vida tem se tornado um fardo amar o outro, porque parece que o outro perdeu o amor a vida que habita a tanto tempo dentro de você.
    No entanto eu entendo a dor que é ter tanto amor para doar e tão poucos que queiram receber...
    Aquiete o coração com a seguinte frase: O erro não está em você que sempre entregou-se ao amor.....O erro está no outro que não sabe se entregar e não sabe nem mais o que procurar do amor!
    Meu sempre sincero carinho com uma pessoa especial e GRANDE!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estas palavras me emocionaram no artigo "Para aonde ir"! Tocou-me no sentido que todos nós passamos por momentos onde temos que tomar a decisão de ir, ou ficar! De sofrer ou ser feliz! Preciso tomar as rédias do meu coração e decidir para aonde eu quero ir! Obrigado pela reflexão! Abs!

    ResponderExcluir