sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Australiana com câncer perde amigos no Facebook

Sexta-feira é alegria. Todo mundo secando o relógio da empresa pra logo chegar as 18 horas. Aqui no sul o povo está em polvorosa pois a chuva chegou e a temperatura ficou muito mais agradável. Saímos dos 33 C em médio no ultimo mês para confortáveis 24 C. Curitibanos acima de 28 C começam a derreter. 

Zapiando pelas notícias nesta manhã me deparei com uma reportagem que me chamou a atenção. Uma australiana que passou por tratamento de câncer de mama postou fotos de suas cicatrizes no facebook como uma campanha de conscientização mas acabou perdendo vários "amigos" na rede social. (Clique na imagem e veja a matéria).

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/02/13/australiana-perde-amigos-no-facebook-apos-fotos-de-marcas-do-cancer-de-mama.htm#fotoNav=6 

 Eu me surpreendi com o fato das pessoas a terem excluído ou bloqueado. Pra mim as campanhas de câncer de mama que a anos nos vem trazendo luz a algo que era um tabu tem ajudado a dismistificar essa doença e ajudar a tantas mulheres a terem uma qualidade de vida maior. 

Lembro do comercial com a Cassia Kiss que polemizou mostrando os seios. Coisa hoje bastante normal em algumas campanhas.

 

Não acho que seja tão polêmico assim. Ver as marcas da luta de uma pessoa pela sobrevivência devia ser inspirador. Mas claro que não podemos generalizar e há pessoas que não tem essa sensibilidade ou talvez isso a exponha aos seus próprios medos. Jung explica. Em se tratando do Facebook sabemos do mundo perfeito que impera ali onde todos são felizes e saudáveis. Há exceções. Por outro viés o Facebook é um meio bastante eficiente para campanhas de conscientização sobre doenças e ajuda a pessoas em dificuldade. Todo dia aparece a foto de alguém com uma doença rara pedindo ajuda e creio que isso já não é mais espanto pra ninguém. Todo mundo compartilha pra ajudar.

Ela preferiu as fotos. De repente mais impactante. Passei por um transplante duplo em outubro de 2013 e preferi dividir minha odisséia escrevendo minhas impressões sobre todo o processo neste blog. Postagens aqui. Cada um pode dar seu recado a sua maneira. Eu preferi escrever e não revelar minha cicatriz. Foi meu jeito. E acho que ninguém me excluiu. 

Quando passamos por momentos críticos em nossa vida, isso afeta àqueles que estão a nossa volta. Há quem fique firme do seu lado. E há quem se afaste por mil motivos que não discorrerei aqui. Mas também há os que se aproximam do nada. "Descobrem" a sua batalha e de repente você fez uma novas amizade. Coisas da vida. 

Pra nossa heroína que venceu o câncer eu diria que a energia que dispendemos  quando passamos por grandes provações sempre afastarão uns e aproximarão outros.  Se alguns de seus amigos a excluíram não se aflija. Não eram tão amigos assim.  Parabéns pela grandeza de espírito.

E você o que pensa ou como agiria a respeito disso?  

Um comentário:

  1. Meu amigo,
    Isso pra mim é algo surreal, tambem!
    Marcas deveriam ser expostas quando essas marcas mostram a batalha pela qual a pessoa lutou, acreditou e venceu!
    A raça humana tem um lado sem "peito" , mas a gente toca em frente!
    Bjs

    ResponderExcluir