domingo, 29 de setembro de 2013

Ele se foi depois de quase 10 anos ... e nunca mais deu notícias.

A psicologia humana é universo de incógnitas que acredito jamais serão totalmente respondidas. Por mais que se estudem casos e mais casos sempre haverão variações do mesmo problema ou mesmo perspectivas totalmente novas que merecerão estudos longos e demorados e inéditos sobre as doideiras de comportamento humano. E a própria obsessão de tentar entender esses comportamentos também merecerão estudo. Será que entender certas atitudes é relevante?

Eu e meu ex estivemos juntos por quase 10 anos. Foi o tempo em que conheci a felicidade e exerci o amor de forma quase plena. O amava muito e procurava fazer todo o possível pra que essa fosse uma relação feliz e duradoura. Assim como a maioria das pessoas fazem. Tentava conduzir as cosias no que acreditava ser bom para ambos. Talvez tenha tentado impor meu jeito de ser nas coisas mais do que devia. Mas como do outro lado havia pouca resistência e alguns diálogos eram econômicos seguia com o plano traçado como se estivesse tudo certo. E assim fomos.

Em 2008 tivemos nossa primeira crise e acabamos nos separando por uns meses. Depois voltamos e ele foi muito importante pra mim quando fiz a cirurgia pra retirar o rim direito. Porém em 2010 as coisas voltaram a ficar complicadas. Chegamos a passar juntos o carnaval de 2010 em São Paulo, mas as coisas iam de mal a pior. Ele chegava cada vez mais tarde em casa em função do trabalho e sempre muito pouco disposto a conversar. Certa vez precisei dele por questões pessoais mas ele disse que não podeira ir me buscar no trabalho pois tinha combinado de ajudar um menino da republica com dicas de instalação elétrica (ele era educador social num programa da prefeitura que cuidava de menores sem família). Devido a vários problemas no trabalho dele, pois tinha uma chefe meio maluca, ele foi transferido pra outra unidade de ação social. Ele andava triste e eu fazendo o possível - do que eu conseguia identificar pois pense um sagitariano tentando adivinhar o que deseja uma "porta" - pra ajudá-lo a superar e crescer na nova unidade.

Depois de um tempo ele voltou a ficar um pouco mais alegrinho, mas ainda assim mantinha certa distância de mim. Eu nem sabia mais o que fazer e comecei a me preocupar mais comigo. E parece que a ponte ruiu de vez.

Lembro que muito tempo antes disso, ele me disse que se deixasse de me amar, antes de me trair ele me falaria e iria embora pra não me magoar. Será que ele esqueceu dessa parte?

Então num dia de novembro ele não dormiu em casa. Disse que tinha dormido na casa dos pais dele. Ele chegou de manhã, disse que só tinha vindo pegar algumas coisas pois ia passar o final de semana na praia com os pais, mas que em seguida viria pra buscar o resto das coisas dele. (Clique AQUI e leia o post do fim)

Não fiquei muito surpreso. A tempos a situação estava ruim. Ainda tentei conversar pra pelo menos saber o real motivo do fim. Ele só disse que não dava mais, que ia voltar pra casa dos pais, que não queria discutir e que não sentia nenhuma mágoa. Aí o cérebro sagitariano (meu) que faz conexões mil de hiperlinks quase fundiu.

Como você termina uma relação de quase 10 anos com alguém e vai embora sem conversar? Se não há mágoa, por quê acabou? Por que sair desse jeito sem querer botar os pontos finais devidos em seus lugares? Ele saiu e não disse mais nada.

Ainda tentei manter um contato amigável até pouco depois da morte da mãe dele, até mais ou menos junho de 2011. Achei estranho mas o namorado dele não estava presente nem na missa de 7º dia. Sim, descobri dois meses depois do nosso fim que ele estava namorando. Daí, fez as contas aí?

Sim, acredito que ele terminou comigo pra ficar com outra pessoa mas não teve coragem de me dizer na época. Talvez devido ao que ele me tivesse dito sobre se um dia não me amasse mais. Talvez a vergonha em admitir que me traiu (mal sabia ele que já tinha me traído muito antes nas várias vezes que precisei dele e ele não se fez presente). Talvez o medo que todos soubessem o que aconteceu e tinha medo de encarar as pessoas por causa disso. Relato aqui o fato de que ele não se separou só de mim, mas também de todos os nossos amigos em comum. Isso tudo reforça minha teoria.


Depois da morte da mãe dele e de quando ele disse que só poderia ter por mim era respeito, apaguei ele de meus contatos. Nunca mais dei ou tive notícias diretas. Uns amigos disseram que o viram mas assim como eu se perguntam por quê ele sumiu. Não sei exatamente por quê ele se foi. Como disse, tudo é uma possibilidade de "talvez". E talvez seja preciso que eu possa conviver com o fato de que nunca saberei exatamente por quê ele se foi e tente construir novas relações sabendo que nem sempre será possível encontrar respostas para tudo. Um amigo certa vez contou que em conversa com ele, o mesmo teria dito que eu não o ajudava a crescer. Bom, difícil entender isso uma vez que depois que nos separamos ele passou a trabalhar de noite, pra ganhar mais no adicional noturno, no resgate social recolhendo mendigos na madrugada em situação de risco. Independente da nobreza da função, cá entre nós pessoal, quão crescimento profissional é esse? Por outro lado eu deixei o emprego numa corretora de seguros e fui aprovado em concurso de um grande banco e vou muito bem obrigado.

Entender o processo do fim é como entender o fim em si. A gente acaba sabendo por que acabou mas fica mistificando o ponto final em si. Eu já sabia que ia acabar pois em dado momento nem eu tinha mais forças pra fazer continuar e dar certo. Claro que civilizadamente você espero que todo o amor que tinha pudesse ser transformado em amizade ao menos. Mas sempre tem um outro lado, e quando um não quer ...

E você e seu ex, são amigos ou não são mais nada?

3 comentários:

  1. Olá Renato,

    É algo extremamente dolorido quando se busca um PORQUE e não nos é dado.
    Quando se percebe que : "O melhor que eu tinha para oferecer não era o que o outro queria!!"
    Fica a sensação de que ou eu fui idealista ou então estúpido....ou pior: ambos!
    Numa situação como a sua a pergunta que fica é : COMO ser amigo de alguém que não soube nem mesmo falar que o melhor que você estava oferecendo não era o que ele queria?
    PORQUE ser amigo de uma pessoa que desistiu de você sem ao menos preservar o sentido de gratidão que você claramente demonstra por esses dez anos?
    NÃO.....eu não seria amigo de alguém que não soube ser grato pelo que foi dado de melhor de mim.....
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Jose Antonio, que sabias palavras. Esses questionamentos me atormentaram um tempo porque eu me importava. Depois pelo que soube, o homem que se separou de mim era totalmente diferente do que eu havia me apaixonado. Hoje toco a vida sem me preocupar muito com isso até porque preciso focar em coisas mais urgentes.
    Mas nós que aparentemente temos o algo mais de sentimentos as vezes nos perguntamos: por que tudo isso? É viver e aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enganos acontecem! Infelizmente são enganos que tem um custo alto para quem não merece! A lição a ser aprendida aqui é uma só: daqui para frente é observar tanto com os olhos do coração como os olhos da mente!

      Excluir