quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Porto em poesia!

Vista da Ribeira do Porto, acima aTorre dos Clérigos.


Mirante da Torre dos Clérigos. 74 mts de alturoe mais de 260 degraus.

A que Porto os ventos nos levam? 

Ao primeiro porto, com certeza. O Porto que dá nome à nação como os romanos de outrora a chamaram - o porto callés, o Portugal.

Da nação que outras nações já dominaram mas da cidade que nunca foi dominada; Porto a cidade invicta. Força dos bravos "tripeiros", como são chamados por alcunha seus cidadãos, sempre fortes, sempre questionadores. Revolucionária Porto que se levantou pelo liberalismo no século XIX. Até nosso Pedro nos deixou para lá lutar e virar estátua na praça da avenida dos Aliados. Pedro que ajudou a fundar a associação comercial do Porto, o Palácio da Bolsa.

Avenida Beira Rio do Porto. Ponte da Arrábida.


Porto em si, das pontes de Eiffel e seus discípulos que emolduram seu cartão postal sobre o rio Douro. Rio de ouro de suas vinhas viajantes, que se descem em rabellos: os barcos que lhe traziam as uvas do vale acima para virarem precioso líquido nas caves abaixo. As vindimas que lhe dão o ouro púrpura de seus vinhos. Quevedo, Messias, Sandman, Presidente, Don José, Taylor's. O vinho do Porto.. Douro rasga a terra e os vales criando a foz que deságua no Atlântico separando Vila Nova de Gaia de onde os vinhos são produzidos, do Porto de onde os vinhos ao mundo são vendidos. Tua famosa Ribeira é o porto de partida a te desfrutar o rio de ouro. Douro teu, Douro nosso, Douro meu. Uma taça antes de embarcar e perceber que do meio do Douro o Porto é ainda mais bonito. 

Torre dos Clérigos
Teu clérigo quis chegar ao céu e eis que a torre de seu nome nos faz quase voar para apreciar sua face barroca. O encanto de teus telhados nos traz a paixão á primeira vista. Teu relevo, tuas ruelas, tuas ladeiras, tuas colinas e teu rio. Rio de emoção. Se pela torre nos faz encantar a vista, pela igreja que se ajunta á sua beleza arquitetônica também se faz maravilhar ao som visual de teu órgão.



Minha pequena grande Porto de não nais que 300 mil habitantes, és tão grande que o mundo passa por ti. Passa até Coldplay nos dedos de um artista de rua a dedilhar o violoncelo. Sim, tuas ruas estreitas de casarões azuleijados e sacadas de janelões produzem música e poesia nos passos que damos a te desvendar. Os sons das gentes te me faz parecer Babel em prosa. Quase não me acho em ti mesmo sabendo que meu coração já a ti pertence. Sou ainda um imberbe na expressão pois teu povo com todos se comunica  como se todo idioma fosse oficial. E eu aqui reaprendendo a falar nossa língua mãe. 


Ponte Don Luis



E não é que São Bento se parece a "apadroeirar" as rodas de ferro? Se na minha São Paulo és estação de metrô, em tua terra é casa de "comboio". A partir de ti nada se parte sem ter a história em azulejos em teu salão de embarque. És o santo a nos levar em novas viagens sem nunca esquecer a vontade de sempre a ti voltar. E estás ali no centro, a dois passinhos da ponte Don Luis, um passinho da avenida dos Aliados, mais dois passinhos da Torre dos Clérigos. Porto que agora chamo meu, por onde estavas tu que meu coração ansiava? Tua Sé gótica me pede a ficar, por Deus, mais em tuas ruas. É preciso vivenciar teus sabores. Teu prato típico, a Francesinha, de pão de forma, cortes de carne e molho feito com teu maravilhoso vinho nos contam que até teu paladar é de se enamorar. 

Largo ao final da rua das Flores.
Mas volta a tuas ruelas. Teu encanto mais simples e mas não menos fascinante. Que beleza ver tuas janelas a mudar de cor uma a uma, quase lado a lado. E quando penso que já estou a me perder em teus labirintos de sonhos em que passaram damas e fidalgos sem saber onde estavam, penso que de cansaço passaram a criar seus largos com cafés e restaurantes e lojinhas de lembranças para simplesmente se encontrarem novamente com o sentimento de agrado por ti. Em que se diga, tantos indianos te redescobriam nessas lojinhas que nos fazem levar lembranças de ti. Lembranças que não servem para matar a saudade mas para lembrar que em ti estivemos e devemos voltar.


Estação de "comboios" São Bento
Aporto em Porto pra saber que devo estar aí para meu coração buscar. Mas por que resgata-lo. Ela não quer pois em ti quer fincar morada. Não quero dizer que ao conhecer seus ares é como minha alma se reencontrasse. Como dissesse que apenas voltou para casa como que em outras vidas em ti vivesse. Não seria pois, apenas mais um chavão pobre de um apaixonado. Mas que me resta a fazeire se de outra forma não consigo encontrar adjetivo para definir essa vontade, esse sentimento?


Mirador do restaurante da Cave Taylor´s
Que me faltam tuas portugesisses. Do bacalhau pendurado à porta da Casa Oriental. Aquela ao lado dos pastéis de bacalhau, da loja de turismo e da universidade que fica em frente á praça em que se chega á famosa livraria Lello. Tudo ao pé da Torre dos Clérigos. E como já disse, em dois passinhos voltar a Estação de Comboios em que em frente se chega a uma rua com nome bem conhecido: Rua das Flores. 

Viste Porto como me tens e em que me tornas? Logo eu singelo das palavras, tão analfabeto dos traços de Drumond, Pessoa,   Camões e Saramago me arrisco na poesia de tuas linhas e estampas.     Sou do reino das palavras após ter te. Torno-me rei da saudade pós  deixar-te. 




Praça da Ribeira do Porto

Cais da Ribeira do Porto, daqui em 1415 partiu o Infante Don Henrique para uma expedição ao norte da África dando início a era das grandes navegações. Iniciou-se a era dos descobrimentos.


Bicas pequenas para envelhecer o Tawny e grandes cascos para o Ruby

















Vista do Douro a partir da passagem superior da ponte Don Luis

Miradouro da Sé do Porto
 
Rua das Flores



Igreja da Sé do Porto vista da Torre dos Clérigos

 


Avenida dos Aliados e Câmara Municipal do Porto

O rabello.

Porto, a cidade que nunca foi conquistada, justifica sua fama quando você a visita. Porto não se conquista, Porto te conquista. Por isso a vontade de voltar volta de tempos em tempos a nos dominar. Quem conhece o Porto confessa retornar. 


Estátua de Don Pedro IV, ou Pedro I se você é brasileiro




Estação São Bento
Castelo do Queijo, ou Forte São Francisco na zona litorânea do Porto


Praça da Ribeira do Porto

Salão Mouro, Palácio da Bolsa


Livraria Lello e Irmãos Livros. Dizem que inspirou a biblioteca
de Hogwarts de Harry Potter 



Clique sobre as fotos para ampliar.

3 comentários:

  1. Lindas fotos! Portugal é um país que ainda tenho que conhecer. Bela viagem a sua. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Porto é uma cidade surpreendente. Reserve ao menos 3 dias. Se precisar de dicas estou a disposição. Abs.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir