sábado, 14 de maio de 2016

O que se leva e o que se traz de uma viagem!


Olá colecionadores de milhas, ratos de sites de viagens e master-selfies de monumentos. Botem os sonhos na mala e no destino troquem por novas realidades. Dirijam-se ao portão C, de coração, e boa viagem.

Você já parou para se perguntar de que por quê gostamos de viajar? Feriadinho á vista ou férias marcadas na hora vem a ideia de pra aonde ir.

Navegar é preciso. Viajar é preciso. Mesmo quando a humanidade deixou o nomadismo ela continuou a viajar em busca de recursos, depois negócios, terras, guerras, amor, e hoje muita gente viaja em busca de si mesmo. 

Acho que normalmente viajamos para fugir da rotina. A gente não viaja pra fugir da nossa vida, mas para quena vida não fuja de nós (anonimo do Facebook). É o momento de deixar por um tempo, aquilo que somos cotidianamente talvez. Viajamos por experimentar o diferente. é uma necessidade de novas paisagens, novos sabores, novas gentes. Levamos na bagagem um entusiasmo pelo desconhecido e a esperança de uma nova experiência. Por mais que se pesquise o destino,o estar lá é uma vivência única.

Decidi, depois de muito tempo, fazer uma viagem, no caso à Europa, em função de algo muito simples: a maior certeza da vida é a incerteza do amanhã. Então pé na estrada que o mundo é meu e caixão não tem gaveta. 

Eu sempre gostei de viajar. Adoro lugares e pessoas novas. Amo história. Gastronomia. Junte tudo isso e vai sair a palavra viagem da cartola. 

Você não precisa passar por um transplante, como eu, pra achar que a vida é bela e deve ser muito bem aproveitada. Já tinha isso comigo mas que foi reforçado por acontecimentos um tanto complicados. Durante a viagem fez um ano de uma amputação do dedão do pé mas que até hoje tem problemas de cicatrização. Até já escrevi sobre isso. Meu pai, meu companheiro de viagem, achou que eu tinha rodinhas nos pés. Pensa o encantado com cada esquina, cada ruazinha, cada sacada com florzinhas. Cada igreja com mil anos de idade. Cada taça de vinho. Cada sorriso em cada vida que se cruzava. Viajei pra rejuvenescer a alma.

Levei na viagem vontade de viver.  De vivenciar sonhos, enriquecer a experiência de vida. E pra mim é isso que vale numa viagem . 

Estude pra aonde quer ir. Veja se tem a ver com você e não vá só porque todos vão ou é o lugar da moda (lugar da moda costuma ser até mais caro). Vá com uma boa companhia, de preferência que saiba tirar boas fotos. kkkkkkk. Se não é a perna ou é a torre do castelo que cortam. 

Se perder é uma palavra que não existe em viagem. É uma rua nova, uma experiência nova que não estava no roteiro. E é a que mais vai gerar risadas inesquecíveis pra se contar.

Vivencie o momento que você tanto planejou para trazer coisas importantes na bagagem. Mais que
perfumes de Dutti Free (trouxe nenhum, rsrs). Claro que passadinha nas lojas de souveniers é obrigatório. Mas o que você faria com as ruas que andou, atrações que visitou, sabores que experimentou, com as pessoas que pode conversar? Traga um você renovado. Viagem não creio que vá mudar tanto uma pessoa. A não ser talvez que você passe Sete Anos no Tibet com o Brad Pitty. Isso mudaria qualquer um. Traga histórias para acrescentar á sua vida. Aquele cotidiano que você viajou pra esquecer? Upgrade nele pela viagem. Traga uma nova perspectiva do seu lugar no mundo. Traga, talvez, um jeito diferente de se relacionar com as pessoas daqui lembrando de como se relacionou com o garçon de lá que não falava sua língua. Traga,claro,a vontade de repetir a viagem ou de fazer uma nova. Uma viagem traz novas possibilidades de si mesmo. O melhor que se traz é o que se traz pra si mesmo. A gente absorve tanta coisa e ainda assim a alma volta mais leve, mais solta. Viaje para trazer você de volta. 

9 comentários:

  1. Com esta imagem linda e este texto maravilhoso estou certa que você é quase o mesmo ,porque atualmente tem o encanto dos lugares e pessoas que conheceu e é transformador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Como disse sou "quase" o mesmo. Penso que que um mundo tão lindo ao nosso redor a gt tem q se esforçar mais para ser um ser humano melhor. O mundo merece. Outra mudança podem ser os quilos a mais. Hehehe

      Excluir
  2. Viajar é o presente supremo!
    O mais interessante é que existe gente que viaja, mas não sai do lugar de onde partiu. Esses são casos perdidos....rsrs....não percebem um palmo na frente do nariz.
    Eu, assim como você, me encontro cada vez mais a cada viagem que faço!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Viajar é preciso...e a minha vontade não passa...próximo roteiro?! É a minha meta...
    Beijos amigo,
    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso. Ficamos dominados pelo espírito do Wanderlust (expressão alemã para o incrível desejo de botar o pé na estrada).

      Excluir
  5. nós sagitarianos somos humildemente incríveis não? Eu podia pegar este texto, dar um copiar e colar e publicar no meu blog! rsrsr (só editando a parte do seu transplante...que não tenho sua força para enfrentar com certeza!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar, para um sagitariano, é necessidade básica. Se sair em lua de mel então! hehehe.

      Excluir