quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Nossa convivência com as pequenas grandes tragédias


Recolhimento. Há momentos em que é preciso ficarmos sós com nós mesmos. Em momentos de dúvidas significativas, problemas que nos roubam o sono, enfermidades e tal. Esse pequeno isolamento pode servir para que você se aprume em você mesmo e fique menos tendencioso a fazer algo mais influenciado por opiniões externas do realmente mandaria sua essência propriamente dita.

Mas o mundo a sua volta não pára só porque você decidiu pensar na vida. E Israel e o Hamas trocam mísseis.

Os judeus sofreram pelo menos uns 2000 anos de perseguição até conseguirem voltar a sua terra e fundar o Estado de Israel. E nunca tiveram paz na Terra Santa do pau oco. Só o holocausto dizimou 6 milhões de judeus em campos de concentração. Na antiguidade assírios, babilônios, egípcios, persas, romanos e otomanos fizeram gato e sapato deles. Na Europa sofreram todo tipo de perseguição também. E parece que não aprenderam nada sobre humanidade. Será a lei deles do olho por olho e dente por dente? Então por que não entram em guerra com a Alemanha? Os alemães sempre foram um povo belicoso. Os germanos tocaram horrores contra o Império Romano. Prussianos adoravam uma briga. Como Alemanha perderam 2 grandes guerra e parece que aprenderam pois até em jogo de futebol mesmo sendo muito superiores demonstram compaixão e humildade. E Israel acha que telefonar pra escola dizendo que vai cair uma bomba lá está tudo certo: "Eu avisei, não saiu porque não quis."

Também não entendo um povo se colocar na posição de vítima servindo de escudo humano para terroristas. Independente da situação social, cultural e religiosa é muito complicado de entender. E a Faixa de Gaza é o grande campo de concentração do século 21. A ONU diz que está chateadinha mas a verdade é que as super potencias não vão tomar uma atitude mais drástica que deixe os banqueiros judeus fulos da vida. Esses dias li um texto que questionava de que lado você estaria no conflito (não sei onde foi parar). Fico do lado de que a vida de 20 palestinos não compensem a vida de um israelense. São todos seres humanos com suas diferenças. Mas quem sou eu?

No conflito entre Rússia e Ucrânia quem mais foi atingido foram os holandeses da Malaysia Airlines (Torre de Babel né?). E ao que tudo indica a cura da AIDS também pode ter morrido naquele avião já que muito cientistas estavam naquele voo indo para um congresso na Austrália. Conspirações? Mas quem sou eu?

Hoje vejo um país consternado pela morte trágica do candidato a presidente do Brasil, Eduardo Campos. Eu tinha uma tênue esperança de que Eduardo Campos podia ser uma possível 3a via frente a uma política suja, ultrapassada e falida representadas hoje por PT, PSDB, DEM e PMDB principalmente. Sinto por achar que o Brasil carecia de uma outra opção. Não que fosse a melhor. Mas era uma nova possibilidade. Pena. Mas quem sou eu?

Sou um otimista que trocou a empolgação pela serenidade. Até chorei hoje com a morte do Campos porque via algo mais além de uma outra opção. Vi que agora não temos opção (esse é o meu sentimento). 

Essas coisas todas, entre outras tantas, que nos afetam de um jeito ou de outro nos levam mais cedo ou mais tarde a reflexões sobre a vida. O recolhimento que mencionei no início, dei-me por estar passando ainda por provações no campo da saúde provenientes do tratamento pós transplante. Algumas complicações que tem interferido de forma bem particular no meu dia-a-dia e do qual creio que o recolhimento possa me poupar energia suficiente para passar mais essa ou ao manos enfrentar isso com um pouco mais de sabedoria. Sabedoria que anda tão em falta por aí.

Mas pelo menos temos um "Nobel" de matemática. É, dá pra ter esperança em algo.

Um comentário:

  1. Meu amigo sempre , sempre, lucido e certeiro! Eu provavelmente não votaria no Campos, acho que no primeiro turno vou de PV ou PSOL, mas eu tb sentia que ele talvez fosse uma laternativa. para 2018 talvez...O que me deixou consternado foi o fato dele ter 5 filhos, imaginar o quanto isto mudará a vida de tantas pessoas, dos outros 6 que estavam no avião e seus filhos, até mesmo os filhos que ainda iriam ter... encarar a morte como um fato "natural" eu até encaro, mas tem umas "naturalidades", com a morte de centenas em Gaza, que não me descem , não passam pelo coração!
    Espero que fique bem de saude depois de seu momento "ostra" querido, beijo!

    ResponderExcluir