sexta-feira, 21 de março de 2014

O ministério da saúde adverte: não é necessário selar.

Olá meus queridos curiosos virtuais. Esta semana recebi uma carta-resposta do SUS com informações sobre a minha cirurgia de transplante. Além de uma pesquisa de satisfação  sobre o hospital onde fiz o transplante (Hospital Angelina Caron, que eu suuuuper recomendo) também veio descrito o valor pago pelo SUS ao hospital pela cirurgia e dias internados do pós-operatório. Exatos R$65.991,13. Não coloquei a carta-resposta no correio ainda pois não achei uma caixa coletora, mas esse ato me parece a busca do SUS em dar clareza aos seus processos já tão citados em escândalos e dimensionar os impostos que pagamos e por vezes raras nos retornam de forma justa.



Praticamente 66 paus. Putz grila. Apesar do valor pra quem viveu o que vivi parece não significar muito. Por outro lado posso testemunhar que se alguma coisa funciona bem no SUS é o processo de transplante. Já relatei isso aqui em posts anteriores de como foi tudo tão bem feito. A qualidade dos serviços, dos profissionais (tirando um enfermeiro que tentou pegar a veia no dedo da mão), de tudo em geral fui super bem atendido. 

Também recebi esta carta quando fazia hemodiálise. Acho uma iniciativa válida até porquê se você foi atendido pelo SUS para um exame e recebe a carta dizendo que realizou uma cirurgia, fique esperto e denuncie. 

E você que já usou o SUS, o que tem a dizer?

3 comentários:

  1. Renato, não é de hoje que o SUS funciona, quando meus avós eram vivos tb utilizaram muito e era super funcional. Aliás, o funcionalismo público em geral funciona bem, são pessoas qualificadas, que passam em concursos dificílimos - médicos, professores de todos os níveis, juizes, advogados - a MERDA são os que desviam as verbas publicas e ai nem com toda competência do mundo uma professora ou diretora de colégio consegue fazer milagre sem ter dinheiro para manter as instalações, equipar uma biblioteca ou dar merenda digna. Se o funcionalismo público se unisse e se levantasse contra isto eles expulsariam em um mês todos os corruptos e politicos salafrarios! E olha, falo tudo isto sem ter ninguem da familia no funcionalismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo, obrigado por interagir. A sensação que tenho é que a área de transplantes do SUS é um universo paralelo. Tudo funciona muito bem. E concordo com vc. Nem o melhor profissional vai fazer mágica com falta/desvio de recursos.

      Excluir
  2. Todas as vezes que precisei de atendimento pelo SUS eu fui muito bem atendida.Salvo algumas raras exceções,mas essas eu denunciei à Secretaria da Saúde ,assim também quando tive atendimento (VIP) também elogiei....O SUS realmente funciona, só é preciso ter saco pra esperar uma consulta mas uma vez lá dentro tudo corre as mil maravilhas...O que não presta realmente é o que está por trás do SUS.

    ResponderExcluir